Data da postagem 17/03/2023
Entenda a importância de fazer o acompanhamento da situação dos clientes B2B
A saúde do negócio depende do bom relacionamento com os parceiros, da produtividade da equipe e da boa gestão dos contratos ativos. Isso só é possível através do gerenciamento de informações, validação dos riscos das transações e acompanhamento de contas. Esses são processos que fazem parte do gerenciamento de vendas continuadas em negócios B2B.
Para vendas continuadas, é importante fazer o acompanhamento constante dos clientes. A situação pode mudar e a empresa será pega de surpresa, tanto na questão fiscal gerando riscos fiscais, quanto na questão financeira podendo gerar inadimplência.
Acompanhamento significa monitorar a situação destas empresas nas diversas fontes de informação. É preciso focar em garantir essa segurança para clientes, fornecedores e todas as relações da sua cadeia de negócio.
O termo B2B, ou Business-to-Business, refere-se a uma relação comercial entre duas empresas. No B2B, as empresas compram e vendem entre si, com o objetivo de atender às suas próprias necessidades de negócios. Essas demandas podem estar relacionadas à produção, distribuição, logística, marketing, vendas e outras atividades.
O B2B também pode se estender ao longo do tempo, com as empresas estabelecendo parcerias de longo prazo para atender às suas necessidades mútuas. Esse tipo de parceria pode ser vantajoso para ambas as partes, pois permite que elas compartilhem recursos, conhecimento, expertise e colaborem entre si para aprimorar os negócios respectivamente.
As soluções do portfólio da Azix Tecnologia são recursos projetados para atender demandas do mercado corporativo de modo amplo e incisivo.
É claro que as ferramentas e soluções de negócio para negócio não são exatamente as mesmas para todas as empresas.
Entenda os riscos deste modelo.
Cada segmento de negócio e tipo de relacionamento entre as empresas determinam as informações e quais os órgãos que devem ser monitorados. Isso porque o acompanhamento é em relação à situação das empresas perante os órgãos.
Alguns exemplos são:
Assim como em qualquer outro negócio, existem riscos inerentes a esse tipo de relação comercial. Entre eles, os principais são:
Nesse contexto, os riscos envolvem autuações, comprometimento da imagem da empresa, multas, além de grandes perdas financeiras e outros danos ao negócios. Por isso, monitorar constantemente as situações de seus parceiros de negócio nos diversos órgãos é tão importante.
Mais especificamente, irregularidades em relação a esses órgãos podem ocasionar em:
Por esse motivo, há uma grande necessidade de um acompanhamento rigoroso do status dos clientes para manter o negócio saudável. Além disso, esse tipo de relação comercial tem processos burocráticos bem mais presentes do que em negócios B2C. Dessa forma, também surge a necessidade por ferramentas de acompanhamento mais eficientes.
As coisas mudam rápido e é fácil cometer erros quando os processos exigem uma gestão “manual” das informações. Colocar profissionais altamente capacitados para buscar informações manuais em sites, correndo riscos de erros, além de desperdiçar uma força de trabalho valiosa, aumenta consideravelmente os perigos para a empresa.
Como já vimos, as relações B2B precisam de um acompanhamento constante e eficiente. Porém, o acompanhamento manual não é o processo mais eficiente, muito menos o ideal para esse gerenciamento.
Para isso existem recursos de monitoramento automatizado com integração aos sistemas dos principais órgãos que garantem um processo de acompanhamento ágil e com qualidade.
Alguns benefícios que podem ser percebidos são:
– Retenção e avaliação constante;
– Informação balizada, confiável;
– Contenção de riscos e danos financeiros;
– Segurança legal;
– Gerar mais eficiência;
– Melhorar a performance.
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Equipe Azix Tecnologia