Uso dos Dados nas Organizações

As áreas de conhecimento que permeiam o contexto dos dados têm influenciado as atividades de empresas de diferentes setores e contribuído com seus resultados. O big data, ou megadados, representa o esforço de extrair informações e insights de um grande volume de dados, atribuir significado a eles e pautar estratégias e ações de negócio. 

Uma pesquisa realizada pela AVEVA, empresa especializada em software industrial e de engenharia, identificou que a análise de volumes robustos de dados é o principal foco das grandes organizações. Inteligência Artificial foi mencionada por 75% dos entrevistados seguida por Realidade Aumentada (64%), Realidade Virtual ou Mista (60%) e Processamento de Big Data (59%).

 

Características dos Dados

É importante analisar as características intrínsecas a estes dados, ou seja, seus aspectos basais. A velocidade se relaciona ao fato dos dados em big data ocorrem em fluxo contínuo; o volume é a quantidade de espaço necessário para armazená-los; a variedade representa as diferentes naturezas do dado, seja ele estruturado ou não estruturado.

Pode-se observar, também, outros dois pilares próprios deste universo: o valor, que determina o retorno relacionado ao investimento nesta tecnologia pela organização e a veracidade, que pauta as decisões dos gestores ao confiarem nos sistemas de BI e análise de dados. 

Coletar, organizar e interpretar os dados obtidos das mais variadas áreas é um processo fundamental para adquirir uma visão global da empresa, além de obter insights, mitigar riscos e identificar novas oportunidades de negócio.

 

Dados Volumosos e Dispersos

Ao relacionar os maiores desafios enfrentados pela área, não se pode deixar de falar na reestruturação necessária para a implementação. De forma que os processos sejam executados com excelência, deve haver uma sólida infraestrutura tecnológica para suportar o processamento dos dados. 

Segundo a Forbes, em 2025, teremos, em média, 44 zettabytes ou 44 trilhões de gigabytes de dados armazenados com atualização muito dinâmica e sem qualquer padronização. Para que tenham algum significado e possam ser utilizados da forma correta, devem ser obtidos, tratados, padronizados e transformados em informação. 

Essa tarefa não parece simples de ser executada sem expertise e, de fato, não o é. A Azix existe para facilitar a tarefa de transformar tais dados dispersos em informações precisas e adequadas para serem usadas. Através da coleta e tratamento de big data, fornece informações que garantem compliance e segurança para os negócios dos clientes. 

Estas informações são estruturadas, atualizadas e de origem confirmada: dados legais, públicos e privados como reputacionais, fiscais, de crédito, de agências reguladoras, Tribunais e veículos são entregues no formato original através das plataformas da Azix. Incorporar inteligência de dados e basear decisões em informações é vital para o sucesso e a longevidade do negócio. 

 

 

Ivana Avellar – Coordenadora de Marketing da Azix

 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?