Uso dos Dados nas Organizações
As áreas de conhecimento que permeiam o contexto dos dados têm influenciado as atividades de empresas de diferentes setores e contribuído com seus resultados. O big data, ou megadados, representa o esforço de extrair informações e insights de um grande volume de dados, atribuir significado a eles e pautar estratégias e ações de negócio.
Uma pesquisa realizada pela AVEVA, empresa especializada em software industrial e de engenharia, identificou que a análise de volumes robustos de dados é o principal foco das grandes organizações. Inteligência Artificial foi mencionada por 75% dos entrevistados seguida por Realidade Aumentada (64%), Realidade Virtual ou Mista (60%) e Processamento de Big Data (59%).
Características dos Dados
É importante analisar as características intrínsecas a estes dados, ou seja, seus aspectos basais. A velocidade se relaciona ao fato dos dados em big data ocorrem em fluxo contínuo; o volume é a quantidade de espaço necessário para armazená-los; a variedade representa as diferentes naturezas do dado, seja ele estruturado ou não estruturado.
Pode-se observar, também, outros dois pilares próprios deste universo: o valor, que determina o retorno relacionado ao investimento nesta tecnologia pela organização e a veracidade, que pauta as decisões dos gestores ao confiarem nos sistemas de BI e análise de dados.
Coletar, organizar e interpretar os dados obtidos das mais variadas áreas é um processo fundamental para adquirir uma visão global da empresa, além de obter insights, mitigar riscos e identificar novas oportunidades de negócio.
Dados Volumosos e Dispersos
Ao relacionar os maiores desafios enfrentados pela área, não se pode deixar de falar na reestruturação necessária para a implementação. De forma que os processos sejam executados com excelência, deve haver uma sólida infraestrutura tecnológica para suportar o processamento dos dados.
Segundo a Forbes, em 2025, teremos, em média, 44 zettabytes ou 44 trilhões de gigabytes de dados armazenados com atualização muito dinâmica e sem qualquer padronização. Para que tenham algum significado e possam ser utilizados da forma correta, devem ser obtidos, tratados, padronizados e transformados em informação.
Essa tarefa não parece simples de ser executada sem expertise e, de fato, não o é. A Azix existe para facilitar a tarefa de transformar tais dados dispersos em informações precisas e adequadas para serem usadas. Através da coleta e tratamento de big data, fornece informações que garantem compliance e segurança para os negócios dos clientes.
Estas informações são estruturadas, atualizadas e de origem confirmada: dados legais, públicos e privados como reputacionais, fiscais, de crédito, de agências reguladoras, Tribunais e veículos são entregues no formato original através das plataformas da Azix. Incorporar inteligência de dados e basear decisões em informações é vital para o sucesso e a longevidade do negócio.
Ivana Avellar – Coordenadora de Marketing da Azix