Sustentabilidade em alta nos negócios
Ligado à sustentabilidade nos negócios, o ESG é apontado pelo mercado como uma das principais tendências para 2021. A sigla, que vem do inglês Environmental, Social and Governance, se refere aos pilares que medem o índice de sustentabilidade e impacto social de uma empresa.
Em termos quantitativos, segundo dados da Anbima, a captação líquida dos fundos ligados ao ESG, no Brasil, saltou de R$ 107 milhões no fim de 2019 para R$ 4,43 bilhões no fim de 2020. Outro indicativo de uma pesquisa da Global Network of Directors Institutes (GNDI) indica que o ESG se posiciona em primeiro lugar entre as questões de maior impacto e geração de valor para as partes envolvidas.
Portanto, é como um selo de qualidade para a empresa. Deve ser aprendido e implementado em organizações que pretendem manter competitividade, alinhamento com o público e transparência aos investidores. O primeiro passo pode ser a revisão do planejamento estratégico empresarial sob a ótica do ESG, permitindo a criação de ações e projetos voltados a este tripé.
Um grande desafio desse cenário é como aplicar inteligência e análise de dados para medir o grau de sustentabilidade de uma empresa, ou seja, como transformar tantos dados disponíveis em informações financeiras e objetivas necessárias para decisões de investimento.
Habitualmente, a análise de dados feita por empresas que se denominam ESG permite apenas avaliar se elas atendem ou não aos parâmetros do conceito em questão. Segundo o IBGE, 59,4% das corporações que investem em sustentabilidade o fazem exclusivamente para melhorar sua reputação.
Organizações que sobrecarregam a sociedade, os governos e o meio ambiente com seus custos têm alta chance de obter resultados ruins, ou pior, de não sobreviverem nos próximos anos, segundo a ferramenta de quantificação ESG SustainEx, que ajuda a quantificar externalidades e riscos ESG.
Nesse sentido, é necessária uma avaliação objetiva com uso de dados qualificados, já que as consequências financeiras ao negócio podem ser substanciais. A AZIX dispõe de informações estruturadas, atualizadas e de origem confirmada para apoiar este processo de análise. Suas plataformas proporcionam uma quantificação mais adequada das oportunidades e riscos, reduzindo perdas em negócios e, consequentemente, levam a um melhor gerenciamento reputacional.
Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)