Sustentabilidade em alta nos negócios

Ligado à sustentabilidade nos negócios, o ESG é apontado pelo mercado como uma das principais tendências para 2021. A sigla, que vem do inglês Environmental, Social and Governance, se refere aos pilares que medem o índice de sustentabilidade e impacto social de uma empresa.

Em termos quantitativos, segundo dados da Anbima, a captação líquida dos fundos ligados ao ESG, no Brasil, saltou de R$ 107 milhões no fim de 2019 para R$ 4,43 bilhões no fim de 2020. Outro indicativo de uma pesquisa da Global Network of Directors Institutes (GNDI) indica que o ESG se posiciona em primeiro lugar entre as questões de maior impacto e geração de valor para as partes envolvidas.

Portanto, é como um selo de qualidade para a empresa. Deve ser aprendido e implementado em organizações que pretendem manter competitividade, alinhamento com o público e transparência aos investidores. O primeiro passo pode ser a revisão do planejamento estratégico empresarial sob a ótica do ESG, permitindo a criação de ações e projetos voltados a este tripé.

Um grande desafio desse cenário é como aplicar inteligência e análise de dados para medir o grau de sustentabilidade de uma empresa, ou seja, como transformar tantos dados disponíveis em informações financeiras e objetivas necessárias para decisões de investimento.

Habitualmente, a análise de dados feita por empresas que se denominam ESG permite apenas avaliar se elas atendem ou não aos parâmetros do conceito em questão. Segundo o IBGE, 59,4% das corporações que investem em sustentabilidade o fazem exclusivamente para melhorar sua reputação. 

Organizações que sobrecarregam a sociedade, os governos e o meio ambiente com seus custos têm alta chance de obter resultados ruins, ou pior, de não sobreviverem nos próximos anos, segundo a ferramenta de quantificação ESG SustainEx, que ajuda a quantificar externalidades e riscos ESG.

Nesse sentido, é necessária uma avaliação objetiva com uso de dados qualificados, já que as consequências financeiras ao negócio podem ser substanciais. A AZIX dispõe de informações estruturadas, atualizadas e de origem confirmada para apoiar este processo de análise. Suas plataformas proporcionam uma quantificação mais adequada das oportunidades e riscos, reduzindo perdas em negócios e, consequentemente, levam a um melhor gerenciamento reputacional.

 

Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?