Seu Negócio Faz Gestão de Risco?

Uma vez que mais processos de negócios dependem de fornecedores qualificados, a Gestão de Risco se torna ponto chave na discussão de estratégias. Ela faz parte do compliance, um conjunto de práticas que se referem à preservação da boa imagem e reputação e às normas e controles na busca pela conformidade.

 

Fraudes e crimes econômicos

Uma pesquisa global sobre fraudes e crimes econômicos realizada pela PwC1 identificou que a maioria das empresas no Brasil e no mundo sofreu algum tipo de crime ou foi vítima de algum tipo de fraude nos últimos anos. Também foi revelado que o combate à fraude ganhou destaque, sendo hoje uma questão de negócios essencial.

No Brasil, o índice de fraudes na área de compras é superior à média mundial, segundo levantamento da Price Waterhouse Coopers (PwC) com executivos que atuam no País. A fraude em aquisições foi o principal tipo de crime identificado.

Um dos motivos que justifica este cenário é a ineficácia na identificação de irregularidades, já que a maioria das empresas utiliza métodos convencionais, dificultando a detecção efetiva da idoneidade de um fornecedor.

 

Governança e Compliance

Não é tarefa fácil colocar em prática uma Gestão de Risco eficiente. O mercado exige que as corporações a visualizem como uma questão estratégica que impulsiona todas as tomadas de decisões.

O cenário fiscal brasileiro também exige a adoção de soluções que impulsionem melhores práticas do compliance, reduzindo os riscos de autuações nas empresas. Um negócio associado a atividades fiscais ilícitas imputa aspectos negativos à sua própria imagem e se torna passível de crimes relacionados à sonegação fiscal.

O Mercado Eletrônico realizou uma pesquisa sobre os desafios da Gestão de Riscos que mostrou grande preocupação entre as empresas no que tange ao saneamento dos cadastros e à qualificação técnico-operacional.

Nesse sentido, o compliance fiscal tem ação preventiva e seus procedimentos avaliam e identificam possíveis fraudes, permitindo a adoção de diversas providências. A Azix, através de suas soluções, agrega segurança e transparência à Gestão de Risco de seus clientes.

Não somente, auxilia no desafio de implementar processos que englobem o saneamento dos dados cadastrais de clientes e fornecedores e a avaliação reputacional das empresas e seus sócios. Com integração em tempo real diretamente nas aplicações dos clientes, a Azix disponibiliza informações abreviadas, padronizadas e devidamente documentadas, permitindo ganhos na qualidade, assertividade e velocidade nas tão importantes tarefas da Gestão de Risco.

 

Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?