Seleção de Fornecedores na Indústria Farmacêutica e Saúde
A indústria farmacêutica apresenta imponente crescimento nos últimos dois anos. As expectativas são altas: nos próximos quatro anos, a tendência é de que o Brasil assuma a quinta posição do ranking mundial da indústria farmacêutica, liderado, atualmente, pelos Estados Unidos, segundo o Guia 2019 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).
A publicação informa que o mercado farmacêutico brasileiro deve movimentar entre US$ 39 bilhões (R$ 162 bilhões) e US$ 43 bilhões (R$ 179 bilhões) em 2023, comercializando algo em torno de 238 milhões de doses.
Escolher os melhores fornecedores é um grande desafio para várias instituições. Para isso, é necessário ter acesso e controle da documentação apropriada, que garantam a sua saúde financeira e legal.
É essencial certificar-se de que todos estão propriamente regulamentados frente aos órgãos fiscalizadores, tendo suas atividades dentro dos padrões exigidos, com licenças de funcionamento, por exemplo.
Deve-se avaliar se estão aptos legalmente para o fornecimento, bem como fazer todas as demais verificações aderentes a atividades de Compliance: tratamento de obrigações trabalhistas, verificação de situação fiscal em todos os níveis, avaliação quanto ao status junto à Agências Reguladoras como a ANVISA, Órgãos de Controle como como o Portal da Transparência do Governo Federal, Processos Judiciais contra a empresa, seus sócios e representantes, situação financeira que garanta estabilidade no fornecimento.
A AZIX, através de suas plataformas de coleta e disponibilização de documentos, permite a análise frequente de fornecedores. Dessa forma, é possível verificar se eles estão devidamente regularizados, fazendo validação e análise de aderência aos preceitos de Compliance.
Mesmo sendo um passo crucial no sucesso geral de qualquer empresa do setor da saúde, a correta seleção de fornecedores é frequentemente acelerada devido a restrições financeiras e de tempo.
As soluções e serviços da AZIX executam este trabalho de forma automática, integrada a processos e sistemas de seus clientes, substituindo o trabalho manual, que sempre estará sujeito à lentidão e à perda de informações importantes.
Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)