Recuperação Judicial: Alerta Vermelho
Como é sabido, a finalidade da recuperação judicial é evitar que uma empresa quebre. Seu propósito mira no apoio aos donos do negócio, bem como nos seus trabalhadores, fornecedores e consumidores. Neste sentido, há a tentativa de um acordo, sob supervisão judicial, entre a empresa em crise e todos os seus credores.
Versão moderna da antiga concordata, a recuperação judicial começa com um pedido da própria empresa, a qual ganha um breve fôlego com a suspensão temporária das cobranças.
Quem decidirá se o plano de recuperação é razoável são os credores, interessados em manter a empresa viva para que ela possa pagar o que deve. Se tudo sair como o planejado, a devedora se reabilita e cumpre suas obrigações. Caso contrário, resta à empresa se extinguir, ao passo que os credores disputam seus recursos remanescentes.
Cenário brasileiro
Em 2020, o secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, revelou que 220 empresas entraram em processo de falência e 7 mil estiveram em recuperação judicial, que remontam um total de crédito ligado a elas de R$ 285 bilhões.
Após significativa queda de 15% no primeiro ano da pandemia, os pedidos desse recurso financeiro voltarão a subir em 2021. A ARM Gestão projeta uma alta próxima dos 20%, o que significaria mais de 1,4 mil empresas solicitando auxílio. Este cenário explicita o risco de congestionamento do Judiciário com questões relativas às empresas em crise.
Saúde dos negócios
É imprescindível que as organizações, em vista de proteger sua reputação e longevidade, saibam a situação financeira de seus clientes, fornecedores e outros agentes da sua cadeia de produção. Os riscos presentes em negócios sem esta validação são bastante significativos, podendo implicar perdas financeiras, custos internos com retrabalho e altos custos com exposição da marca.
Atualmente, na base Azix, há 17 mil CNPJs nas condições de recuperação judicial. Através de suas plataformas de consulta, visualização e extração de documentos, a Azix auxilia na identificação destas empresas de forma rápida e objetiva. É imprescindível, na atual conjuntura brasileira, tomar providências para mitigar ameaças inerentes à corporação e manter a sua saúde financeira.
Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)