Governança Corporativa no Setor de Energia

Governança Corporativa no Setor de Energia

Para o setor de energia, a pandemia de COVID-19 é sinônimo de prejuízos e oportunidades. De um lado, houve redução do consumo de energia em função das restrições de circulação e da baixa atividade econômica. De outro, o ambiente tumultuado também gerou oportunidades para energias renováveis. Ainda que abaixo das previsões iniciais, em 2020, as instalações de geração solar no Brasil registraram um crescimento de 70% em comparação com 2019, segundo o Ministério das Minas e Energia.

O Brasil tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros. A participação é liderada pela hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Neste mercado, o alto nível de exigência de governança corporativa demanda acompanhamento constante da documentação legal das empresas de energia, seja do Fisco, de Agências Reguladoras, Órgãos de Controle ou outras instâncias regulamentadoras.

A grande variedade de documentos legais e a dispersão de obrigações em diversos órgãos cria dificuldade na manutenção de documentação para atendimento aos requisitos de transparência e Compliance.

Processos manuais de acompanhamento não são eficazes nessa situação, por isso, há um grande esforço despendido na coleta de documentos com alto custo operacional.

A solução da Azix para essa dificuldade é a disponibilização do DocTracking, uma Plataforma de Monitoramento de documentação legal que tem a capacidade de obter e manter documentos de todas as empresas dos grupos de geração, transmissão e distribuição de energia.

Documentos como autorizações legais, Certidões Negativas de Débitos, comprovantes de cumprimento de obrigações primárias e acessórias, autorizações de funcionamento, documentação de Prefeituras Municipais e outros documentos exigíveis podem ser monitorados pela plataforma.

Documentos que não sejam capturáveis diretamente nos órgãos emissores podem ser inseridos por operadores diretamente na plataforma, tornando o DocTracking um repositório de documentos das empresas.

Estes documentos ficam disponíveis para todos os usuários autorizados, facilitando o processo de montagens de dossiês para atividades como atendimento a fiscalizações e auditorias e participação em licitações.

Além da busca dos documentos, o DocTracking realiza a emissão de avisos em caso de irregularidades detectadas, apoiando os responsáveis pela manutenção dos documentos de forma automática, simples, rápida e transparente.

O DocTracking também é utilizado para a manutenção de documentação de Fornecedores, garantindo Compliance nesta importante atividade.

 

Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?