E-Commerce: Um Mercado Próspero

Não se imagina mais um cenário em que lojas físicas dispensam sua participação no e-commerce considerando o hábito evolutivo de fazer compras cada vez mais básicas pela internet. Afinal, faz muito mais sentido comprar online e receber em casa do que se deslocar até determinado local para efetuar uma compra.

 

Consumidores mais ativos

Segundo pesquisa do Ebit|Nielsen, 95% da população brasileira pretende continuar comprando online até o fim da pandemia. O estudo estima, ainda, que o e-commerce brasileiro deve crescer 26% em 2021, induzido pelo aumento do número de consumidores, consolidação de varejos virtuais locais, aumento na eficiência logística e fortalecimento de marketplaces. 

O modelo de negócios B2C, ou Business to Consumer, vivenciará a expansão da venda de produtos de consumo rápido, principalmente do setor alimentício. Durante a pandemia, a participação dos mercados no e-commerce passou de 4% para 7%, segundo a mesma pesquisa do Ebit.

 

No universo dos negócios 

Nas empresas B2B, ou Business to Business, a participação total do comércio eletrônico aumentou 62% no último ano, segundo atualização da McKinsey. As empresas que possuem e-commerce B2B enxergam o canal como um fator diferenciador dentre seus concorrentes. 

Ter um e-commerce garante para o vendedor não somente velocidade da operação e alta disponibilidade dos produtos (com funcionamento 24×7), como também procedimentos totalmente sistêmicos que diminuem os custos operacionais 

Por outro lado, a velocidade desta operação exige o uso intensivo de informações de qualidade e a coleta dos dados, que se torna cada vez mais complexa, deve mantê-los sempre atualizados.  

Neste contexto, a AZIX apoia seus clientes com ferramentas de Data Quality, garantindo alta disponibilidade e viabilizando as operações de um sistema de e-commerce. 

Os clientes AZIX conectam suas operações com bases de dados com informações de alta qualidade, atualizadas, validadas e padronizadas, sejam de fontes oficiais ou privadas, fiscais, de crédito, comportamentais, reputacionais ou ambientais. 

Processos de monitoramento contínuo acompanham informações vitais de clientes da base, garantindo sucesso nas operações durante o relacionamento de negócios. Portanto, com estes recursos disponíveis, os clientes suportam suas operações com informações atualizadas e seguras, tomando decisões de negócios certeiras e projetando o futuro de suas relações comerciais com segurança.

 

Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix) 

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