Cultura Data Driven

Para efeito de conhecimento, o termo data driven quer dizer, em tradução livre, “orientado por dados”. Portanto, uma empresa que se diz orientada por dados muito provavelmente cultiva a cultura de usar continuamente dados e inteligência de negócios para tomar suas principais decisões estratégicas. 

Nesse contexto organizacional, todas as áreas e funcionários do negócio têm (ou deveriam ter) acesso a uma série de dados relevantes e são encorajados por seus líderes a adotá-los, explorá-los e examiná-los no dia a dia das atividades comerciais e na tomada de decisões. 

Vale ressaltar que a essencialidade desta cultura está baseada na segurança. Uma vez que uma empresa é orientada por dados, suas decisões são executadas com base em comprovações e previsões seguras, muito mais confiáveis do que aquelas baseadas em suposições ou percepções.

 

Por que ser data driven

Uma pesquisa divulgada pela Gartner ressalta a importância de ser data driven.  Apenas 3% dos dados coletados são efetivamente usados para algo, e os profissionais perdem 37% do seu tempo procurando os dados que precisam, além de 23% deste mesmo tempo gerenciando-os. 

Não somente, quanto à produção de dados, o 100 Data and Analytics Predictions Through 2021, da Consultoria da Gartner, confirma que, nos últimos 3 anos, as empresas produziram mais de 90% do total de dados armazenados historicamente. 

 

Benefícios de ser data driven

Além do apoio e segurança na tomada de decisões, há outras formas com que as empresas estão se beneficiando com esta cultura orientada a dados. Esta prática aprimora processos comerciais e internos, otimizando seus investimentos e diminuindo o tempo de execução das tarefas. 

Como já se sabe, também é possível segmentar clientes, criar estratégias, produtos e serviços personalizados para cada um desses públicos. Dessa forma, gera-se mais valor ao produto ou serviço final, já que, com dados corretos, compreende-se melhor as prioridades e necessidades do público. 

 

Como implementar

Um dos primeiros pontos para a aplicação da cultura baseada em dados é planejar como eles serão colhidos e quais as informações a empresa deseja extrair para cada uma de suas estratégias. 

Nesse sentido, além de fortalecer o Big Data empresarial, é preciso escolher ferramentas e sistemas que permitam a organização da coleta de dados e seu posterior tratamento. Isso dará a agilidade às análises e sua consequente aplicação. 

Obviamente existem fontes de dados complexas e avançadas, baseadas em inteligência artificial, machine learning e big data. Mas, para dar um primeiro passo em direção à implementação deste conceito tão vantajoso, mesmo pequenas empresas e negócios podem ter uma cultura baseada em dados e coletar informações em fontes diversas. 

A Azix entrega estas informações estruturadas, atualizadas, confiáveis e de origem confirmada por meio de suas diversas plataformas. Elas disponibilizam informações em tempo real, permitem a centralização de consultas, possibilitam a gestão, o monitoramento e a captura de documentos, entre muitas outras alternativas que otimizam processos de negócio. 

 

Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)

 

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