Compliance no Setor de Alimentos

Compliance no Setor de Alimentos

Ao longo dos anos, o setor de alimentos foi se direcionando para as exportações de produtos com mais valor agregado. De acordo com a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos),  a indústria brasileira de alimentos e bebidas registrou crescimento de 12,8% em faturamento no ano de 2020 em relação a 2019.

Tendo como base os resultados registrados nos últimos anos, as expectativas para o desenvolvimento desse setor para os próximos, segundo a ABIA, mostram um crescimento entre 2,5% até 3,5% das vendas reais e aumento na geração de empregos superior a 1,5%.

O setor é o que mais gera empregos na indústria de transformação do Brasil, com 1,68 milhão de empregos diretos. Representando, aproximadamente, 10% do PIB brasileiro o segmento se depara com um mercado cada vez mais exigente.

Esta indústria é altamente regulamentada e visada pelos órgãos de controle, demandando informações constantes e atualizadas sobre sua cadeia de fornecimento e produção.

Controlar carteiras de clientes fragmentada é um desafio para setores como TI, Comercial, Gestão de Crédito e Fiscal.

Risco com inadimplência é um fator crítico de sucesso para o negócio, irregularidades fiscais reduzem a possibilidade de negócios futuros eliminando clientes sem aviso prévio, mudanças na composição societária podem trazer riscos inexistentes ou não percebidos, exigindo avaliação dos novos sócios.

Quanto aos fornecedores, de maneira geral, a indústria alimentícia deve ter um processo de acompanhamento e validação, uma vez que a cadeia de suprimento é crítica para o negócio e seu compliance se tornou uma parte vital das operações de qualquer empresa.

Garantir este Compliance exige busca constante de informações que nem sempre estão disponíveis e distribuídas em múltiplos acessos.

A Azix apoia seus clientes deste setor tão significativo no cenário nacional garantindo informações de alta qualidade.

Enviando dados para Softwares de Gestão, CRMs, processos de autocadastro, Controle de Pedidos, Avaliação de Concessão de Crédito e e-commerces, a AZIX garante que tais sistemas atuem com a velocidade necessária em atividades críticas, sem perder a qualidade dos processos atendidos.

Nossas Plataformas de Gerenciamento atuam para atualizar constantemente bases de dados de Clientes e Fornecedores, poupando tempo e recursos, reduzindo custos com mão de obra e riscos de negócios.

 

Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?