Novas Tecnologias, Novas Possibilidades
Como é sabido, a quinta geração de conectividade, a 5G, atua como simplificador para conexões mais inteligentes, além de acelerar o desenvolvimento tecnológico e oportunizar novos serviços digitais. Não somente, é capaz de proporcionar experiências e interações cada vez mais personalizadas e de evoluir a qualidade de diversos serviços.
Nesse contexto, o 5G permite ao mercado integrar e orquestrar diferentes plataformas e tecnologias, como IoT (Internet das Coisas), Big Data e IA (Inteligência Artificial), gerando mais segurança em todas as camadas de aplicações. Para o vice-presidente da NEC no Brasil, Angelo Guerra, o desenvolvimento e adoção de aplicações que envolvam estas tecnologias somente será possível com a parceria entre empresas fornecedoras de conectividade e tecnologia, operadoras e startups, por exemplo.
Uma vez que a Lei Geral de Proteção de Dados já está ativa, portanto, é substancial que haja proteção à informação dentro deste cenário, mantendo a ética no uso de dados e seu compartilhamento com outras empresas.
Nesta geração de conexões mais poderosas, as PMEs (pequenas e médias empresas), que são um importante motor da economia, possuem como aliada a Internet das Coisas (IoT). As operadoras de informações assumem o papel de levar conectividade e valor de negócio aos dados e insights destas empresas, apoiando seu crescimento e decisões. Gil Rosen, CMO da Amdocs, diz que “Novas tecnologias como IoT, Big Data e IA geram insights de negócios baseados nos padrões e diferentes comportamentos dos equipamentos que são conectados e monitorados, traduzindo esse comportamento em informações vitais para os pequenos negócios”.
Pode-se concluir, por conseguinte, que a democratização destas tecnologias permite a criação de novos modelos de negócios, já que elas modificam suas arquiteturas. As organizações, para atender as demandas de consumidores cada vez mais exigentes, precisam entender como combinar plataformas e tecnologias que gerem soluções compostas de mais informação, agilidade e segurança.
Estes três pilares – informação, agilidade e segurança – traduzem a operação central da Azix, que coleta e trata Big Data de forma a integrar tais informações nos processos de negócios de seus clientes, auxiliando-os a tomar decisões mais precisas.
As plataformas de serviços Azix otimizam processos de compliance de dados, mitigam riscos e reduzem perdas em negócios, sempre utilizando inteligência de dados e informações estruturadas, atualizadas, confiáveis e de origem confirmada.
Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)