Compliance e ESG
O compliance empresarial é o cumprimento de normas, regras, protocolos, leis e políticas relacionados aos mais diversos processos da empresa, sejam eles internos ou externos, com a missão de mantê-la operando conforme as boas práticas e em conformidade às regras legais e normas que regem o seu setor.
O compliance empresarial funciona como um norte para os gestores. Afinal, é a partir de procedimentos pré-determinados que ele poderá coordenar, gerenciar e cobrar sua equipe para que os processos estejam de acordo com a lei e com os objetivos da empresa.
Todos os recursos da empresa são usados de forma assertiva e dentro da lei, reduzindo custos em relação a eficiência do trabalho e a possíveis problemas jurídicos futuros, proporcionando uma boa reputação.
De acordo com a 4º edição da pesquisa de compliance no Brasil, realizada pela consultoria KPMG, 3% das empresas dizem que não possuem compliance, 52% afirmam que o compliance empresarial é uma realidade no seu dia a dia e 73% colocam o compliance como um fator fundamental para o sucesso da empresa.
ESG
Ao se tratar de reputação, uma das maiores tendências é o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance), com o qual as empresas preciam se adaptar para sobreviver no curto, médio e longo prazo.
Episódios relacionados a desastres ambientais, racismo, assédio sexual, uso de mão de obra infantil ou escrava e maus tratos a animais, por exemplo, podem causar prejuízos imensuráveis à imagem de uma organização.
Os investimentos em ESG precisam seguir diretrizes e práticas relacionadas ao trabalho de governança e compliance.
A empresa deve adaptar seus processos e métodos internos para atuar com mais transparência. Poder acompanhar o desempenho da empresa é um diferencial para o investidor que está sempre em busca de melhores resultados e mais segurança.
O investimento em práticas legais e socialmente justas pela empresa é uma necessidade objetiva, porém, não se pode esquecer que a empresa opera em um ambiente de negócios onde todos os parceiros devem ter as mesmas práticas.
Caso um cliente ou, principalmente, um fornecedor, tenha práticas que sejam, de alguma forma, irregulares, a empresa pode ser levada a uma situação irregular, perder seus créditos de atendimento às práticas ESG e deixar de atender aos quesitos de Compliance.
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