Como funciona e quais as vantagens do RPA?

Data da postagem 30/11/2022

Conheça a aplicabilidade da robotização de processos (RPA) nas operações empresariais 

O RPA (Robotic Process Automation) é o termo usado para atividades que contam com automação robótica. Essa tecnologia faz parte da Indústria 4.0, que é marcada pela transformação das operações empresariais e a automação de processos. 

De forma simples, assim como o nome sugere, trata-se da automação de processos com robôs, que são dispositivos e sistemas programáveis com a capacidade de aprender e desempenhar atividades repetitivas de forma autônoma.

A intenção da implantação desse recurso é tornar boa parte das tarefas programáveis e independentes, apoiando parcialmente a força de trabalho. Essa tecnologia já faz parte do ambiente corporativo há algum tempo e nos últimos anos ganhou força em empresas de todos os setores. 

A Azix Tecnologia, por exemplo, tem esse serviço no portfólio de soluções desde 2013 e conta com diversas soluções que usam a automação robótica. 

Nesse artigo, vamos esclarecer as principais questões sobre o RPA e a sua aplicabilidade nas empresas.

O que faz o RPA?

O RPA desempenha desde atividades simples, como emissão de relatórios e envio de e-mails, até as mais complexas, como realização de cálculos, coleta e tratamento de dados. 

Esse tipo de recurso pode ser utilizado em todo tipo de atividade padronizada e repetitiva. Inclusive, essas soluções de automação com RPA já fazem parte do dia a dia em serviços financeiros, atendimento automático de empresas e em algoritmos de redes sociais e aplicativos.

Soluções de automação apoiam atividades que tradicionalmente eram realizadas de forma manual e que podem ser substituídas por criação de fluxos de processos digitais. 

Essa realidade pode ser reproduzida para atender demandas logísticas, administrativas, financeiras e muitos outros processos de vários setores. O robô pode, por exemplo, mover pastas e documentos, realizar cálculos, ou descartar informações, sempre tendo como base critérios pré-estabelecidos. Dessa forma, é possível programar o sistema para realizar essas atividades continuamente. 

Vantagens do RPA para os negócios

O RPA tem um impacto significativo nas operações de qualquer empresa. A tecnologia oferece diversas vantagens essenciais com sua implementação, além de trazer melhorias expressivas nos resultados das empresas, desde o aspecto financeiro, com o aumento de produtividade, até questões estratégicas. 

Confira a seguir algumas vantagens desse recurso:

Otimização do tempo da equipe

Por mais ágil que a força de trabalho manual seja, o RPA proporciona muito mais velocidade para as atividades, essencial para certas operações. Isso porque um robô tem um potencial de processamento de dados muito eficaz, podendo produzir muito mais em menos tempo.

Os robôs, geralmente, assumem tarefas repetitivas que exigem grande esforço dos profissionais para sua execução. Imagine quanta força de trabalho é poupada nesse processo. Dessa forma, os profissionais ficam mais livres para tarefas realmente importantes, como a realização de análises estratégicas.

Além de otimizar o tempo da equipe, podemos considerar a satisfação destes profissionais como um dos principais ganhos nesse processo, já que podem usar seu conhecimento em atividades mais relevantes.

Confiabilidade e redução de falhas

Quando falamos de confiança, estamos nos referindo à precisão das ações que levam à redução drástica nas falhas do processo. Uma das principais vantagens da automação é justamente solucionar este ponto, garantindo a segurança das operações. 

Somado a isso, esse tipo de tecnologia oferece a rastreabilidade das ações. Isso quer dizer que todo o processo é registrado pelo sistema, oferecendo um controle ainda maior das atividades executadas.

O RPA é uma forma de potencializar a integração de aplicativos e sistemas existentes, eliminando a necessidade de APIs customizadas e outros softwares. O motivo disso é a alta capacidade de integração a diferentes sistemas que esse recurso conta. É lógico que a solução precisa ser pensada para as necessidades daquela empresa e integrada com a arquitetura de segurança da empresa.

Vale para todas as empresas?

Podemos afirmar que sim, principalmente para as que trabalham com processos contínuos e que não precisam, necessariamente, de todas as etapas sendo realizadas manualmente. Algumas tarefas que demandam tempo podem ser substituídas, implementando o processo de forma escalada, de acordo com a necessidade.

A implementação por etapas também é fundamental para mostrar aos colaboradores a vantagem das mudanças, que vai gerar valor e agregar na rotina e não substituir funções.

Porém, quanto mais a empresa demora para implementar o processo de automação, mais está perdendo em eficácia e, provavelmente, reduzindo sua competitividade. Não se esqueça que a concorrência já está investindo em automação.

E essa ideia é válida para todos os tamanhos de corporações. Segundo a Pesquisa de Automação ABB Robotics 2021, 60% das pequenas empresas participantes querem adotar processos de automação em até 10 anos. Já entre as médias empresas, o investimento em automação já faz parte da realidade de 71% dos entrevistados.

Como a Azix pode ajudar?

A Azix é especialista em automação de atividades.

Aplica tecnologia RPA entendendo processos, propondo e implementando soluções que geram assertividade e ganhos de produtividade para seus clientes, sejam empresas com experiência anterior ou para aquelas que querem iniciar processos de automação.

 

Equipe Azix Tecnologia

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Antes de ir embora conheça mais os serviços AZIX

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?