Informações nos negócios

O mercado aponta cada vez mais para a gestão orientada a dados, o que significa velocidades cada vez maiores nas tomadas de decisão estratégicas e táticas.

Analisar dados e agir de acordo com os resultados obtidos é especialmente importante para empresas que participam de mercados competitivos, onde as decisões são obrigatoriamente rápidas e assertivas.

Uma correta análise de dados apoia estratégias de negócios, dando uma melhor visão do mercado e indicando caminhos mais adequados na definição dos processos.

Errar nesse meio não é aceitável.

Para a pergunta “onde estão os dados relevantes para os negócios?”, a resposta é “em todo lugar”, ou melhor, “no mundo digital”.

Obter dados estratégicos passa pelo conhecimento de seu próprio negócio.

Estabelecer riscos inerentes ao negócio, enxergar particularidades de seu mercado e determinar o que é importante ter em mãos para uma adequada tomada de decisões é fundamental para determinar quais informações são relevantes e imprescindíveis.

O passo seguinte é localizar as informações e definir como obtê-las, levando em conta a sua utilização e o momento exato de sua disponibilidade, para que possa ser usado no processo de forma adequada.

Considere outros pontos também importantes:

• Disponibilidade para uso imediato.

• Padronização, para um correto significado da informação.

• Integração entre sistemas, processos e pessoas, para que as informações estejam acessíveis para quem vai realmente fazer uso delas.

• Reutilização da informação, para redução de custos de obtenção.

• Transformação da informação em métricas, para uso simplificado e imediato.